twitter
rss

Os alunos conviverão com diversos livros, consultando-os ou ouvindo a leitura.
Atividades de discussão, dramatização e desenho, folhear, escolher e levar livros emprestados, fazem da biblioteca um lugar alegre, descobrindo que é um espaço de troca de ideias e sentimentos sobre o que é visto e ouvido.

As atividades a desenvolver serão:
Conhece a casa dos livros
Mexendo com os sentimentos
Navegar num livro digital

Memória de elefante
Caminho das estrelas
Fantasia e surpresa
E-Histórias
Recita e repete
Brincando com personagens
O que aconteceu realmente



Referencial (Área A): Literacia da leitura
Atividade: Conhece a casa dos livros
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Observa os livros, por sua iniciativa ou por sugestão de outros (professora, professora bibliotecária, família)
Atitudes e valores
Interage e colabora em contexto de grupo
Respeita as regras e comportamentos estabelecidos
Sabe escutar os outros
Objetivos 
Ajudar os alunos a entenderem que os materiais da biblioteca estão organizados seguindo uma determinada ordem
Descrição da atividade
Desenvolvimento (em 2 momentos)
  1. Será relembrado o que é a biblioteca, para que serve, os seus equipamentos, a decoração e qualquer outro aspeto que considerado importante ou que chame a atenção dos alunos. Será relembrada também a coleção, mostrando como os livros estão ordenados, reforçando a ideia de que a organização dos livros é feita para facilitar a sua localização, que cada livro tem o seu endereço, que é colado no livro para que, depois de usado, possa novamente ser guardado no seu lugar, pelos responsáveis da biblioteca
  2. Os alunos jogarão um jogo com as principais ideias sobre o que é uma biblioteca
Recursos
Duração 
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Cooperação no trabalho em grupo
Interesse e empenho na atividade
Instrumentos de avaliação
Registos de observação


Referencial (Área A): Literacia da leitura
Atividade: Mexendo com sentimentos
Enquadramento: Atividade de continuidade 
desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Verbaliza e representa graficamente o que compreendeu
Atitudes e valores
É criativo e autónomo
Sabe escutar os outros
Objetivos 
Observar as imagens e os sons da narração ou da leitura de histórias, a fim de os alunos participarem na sua dramatização, dando-lhe a oportunidade de expressar os significados da história através da ação e palavras
Descrição da atividade
Desenvolvimento (em 3 momentos)
  1. Ler-se-á a história “Os rinocerontes não comem panquecas”, de Anna Kemp, cuja personagem principal apresenta vários sentimentos. A leitura da história deverá ser com entoação e mostrando as ilustrações
  2. Os alunos serão convidados a mimar os sentimentos das personagens, durante a 2ª leitura da história
  3. Os alunos desenharão a personagem de que mais gostaram, e os desenhos farão uma pequena exposição na biblioteca
Recursos
Folhas e lápis de cor
Duração 
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Cooperação no trabalho em grupo
Correção e criatividades nas produções realizadas
Instrumentos de avaliação
Registos de observação



Referencial (Área A): Literacia da leitura
Atividade: Navegar num livro digital
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Utiliza as funcionalidades básicas de ferramentas digitais
Atitudes e valores
Demonstra curiosidade
Identifica as suas dificuldades

Objetivos 
Desenvolver nos alunos a capacidade de interagir com documentos hipertextuais simples, introduzindo o significado de ícones e o uso de links para navegar no hipertexto
Descrição da atividade
Desenvolvimento (em 4 momentos)
  1. Apresentação aos alunos da história que irão ler, dando algumas informações sobre a personagem principal e chamando a atenção para a situação que irão observar
  2. Os alunos ligam os computadores, seguindo as instruções de um guião
  3. Utilizando a Biblioteca Digital, do Plano Nacional da Leitura, os alunos folheiam o livro e ouvem a história. 
  4. Os alunos fazem um resumo verbal da história
Recursos
Folheto com instruções
Biblioteca de livros digitais – PNL

Duração 
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Interesse e empenho nas leituras

Instrumentos de avaliação
Registos de observação



Referencial (Área A): Literacia da leitura
Atividade: Memória de elefante
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora

Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades

Lê e reconhece convenções gráficas (imagens, grafemas, símbolos)
Verbaliza e representa graficamente o que compreendeu
Atitudes e valores
É criativo e autónomo
Demonstra curiosidade
Objetivos
Desenvolver as capacidades de leitura e de memória
Descrição da atividade
Desenvolvimento (em 3 momentos)

  1. Os alunos serão reunidos para ouvirem e verem a história “Élia a Elefanta Elegante”. 
  2. Seguir-se-á uma pequena conversa sobre a história e os comportamentos de algumas personagens, estimulando-as darem a sua opinião e a confrontar ideias
  3. Os alunos serão convidados a fazerem desenhos sobre a parte que mais gostaram da história, sendo estes expostos posteriormente na biblioteca. Com esta atividade pretende-se que os alunos se concentrem no que viram e ouviram, a fim de compreender o conteúdo e interpretá-lo melhor
Recursos
Folhas e lápis de cor
Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Cooperação no trabalho em grupo
Interesse e empenho na atividade
Instrumentos de avaliação
Registos de observação





Referencial (Área B): Literacia dos média
Atividade: Caminho das letras
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora e com a família
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Utiliza as funcionalidades básicas de ferramentas digitais
Conhece e participa na definição de regras que orientam comportamentos em relação aos média

Atitudes e valores
Demonstra curiosidade.
Respeita as regras e comportamentos estabelecidos
Objetivos
Desenvolver nos alunos a capacidade para a correta utilização das novas tecnologias digitais.
Descrição da atividade
Desenvolvimento (em 3 momentos)

  1. Serão dadas instruções de como navegar no tablet e explorar um jogo educativo “Caminha das letras”, do PLNL viajando ao rumo do conhecimento
  2. Os tablets serão ligados, convidando os alunos a usá-los de acordo com as suas capacidades. Será dado um folheto com instruções, para que possam explorar o tablet
  3. Os alunos serão orientados no caminho a explorarem, os itens do jogo e as suas possibilidades

    Recursos
    Folheto com instruções
    Tablets.
    Duração
    45 a 50 minutos
    Avaliação
    Indicadores de desempenho
    Interesse e empenho nas leituras
    Instrumentos de avaliação
    Registos de observação




    Referencial (Área A): Literacia da leitura
    Atividade: Fantasia e surpresa
    Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
    Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
    Conhecimentos/Capacidades
    Procura obter respostas, utilizando suportes icónicos ou escritos
    Atitudes e valores
    Demonstra curiosidade
    Sabe escutar os outros
    Objetivos
    Ajudar os alunos a explorarem os significados da história e a relacioná-los com as suas próprias experiências
    Descrição da atividade

    Desenvolvimento (em 3 momentos)
    1. Será lida a história do livro “Um pé de Vento”, de Graça Breia, dirigida ao público infantil, que recorre à fantasia e à surpresa para contar como um pé-de-vento transformou o sítio dos animais, onde há muito a alegria não chegava. Nesta história explorar-se-á o egoísmo, pois os animais viviam sem pensar nos outros
    2. Pedir-se-á aos alunos crianças que falem dos seus animais preferidos, perguntando-lhes se têm animais em casa: de verdade ou de brinquedo
    3. Os alunos serão convidados a pintarem o animal de que mais gostam, para o exporem na biblioteca
    Recursos
    Folhas com animais e lápis de cor
    Duração
    45 a 50 minutos
    Avaliação
    Indicadores de desempenho
    Correção e criatividades nas produções realizadas
    Instrumentos de avaliação
    Registos de observação




    Referencial (Área B): Literacia dos média
    Atividade: E-Histórias
    Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora e com a família
    Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
    Conhecimentos/Capacidades
    Utiliza as funcionalidades básicas de ferramentas digitais
    Atitudes e valores
    Demonstra curiosidade
    Identifica as suas dificuldades
    Objetivos
    Desenvolver nos alunos a capacidade de interagir com documentos hipertextuais simples, introduzindo o significado de ícones e o uso de links para navegar no hipertexto, utilizando tablets
    Descrição da atividade
    Desenvolvimento (em 3 momentos)
    1. Serão dadas instruções de como navegar no tablet e pesquisar páginas com livros e histórias digitais
    2. Os tablets serão ligados, convidando os alunos a usá-los de acordo com as suas capacidades. Será dado um folheto com instruções, para que possam explorar o tablet; a professora bibliotecária e a docente da turma irão orientá-los no caminho a seguirem para navegar nos livros e histórias digitais
    3. Reúnem-se os alunos para conversarem sobre o que viram e partilhar a experiência. Será dado a cada aluno um folheto com instruções a seguir para puderam ver/ouvir a história de novo em casa com os seus pais
    Recursos
    Folheto com instruções
    Conjunto de páginas com livros digitais
    Duração
    45 a 50 minutos
    Avaliação
    Indicadores de desempenho
    Interesse e empenho nas leituras
    Instrumentos de avaliação
    Registos de observação

    Referencial (Área A): Literacia da leitura
    Atividade: Recita e repete
    Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora

    Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
    Conhecimentos/Capacidades
    Lê e reconhece convenções gráficas (imagens, grafemas, símbolos)
    Atitudes e valores
    É criativo e autónomo
    Interage e colabora em contexto de grupo
    Objetivos 
    Explorar a sonoridade das palavras, procurando encontrar o ritmo do poema através da repetição
    Descrição da atividade
    Desenvolvimento (em 3 momentos)
    1. Começar-se-á por falar sobre rimas, dizendo uma palavra e convidando os alunos a dizerem outras que rimem
    2. Serão distribuídos e lidos alguns poemas do livro “Desmatematicar”, de João Manuel Ribeiro, sendo pedido aos alunos que o repitam
    3. Os alunos desenharão imagens para ilustrar os poemas. Os poemas e as respetivas ilustrações farão parte de uma exposição na biblioteca no Dia da Poesia. No final levarão um pequeno poema
    Recursos
    Folha e lápis de cor
    Duração 
    45 a 50 minutos
    Avaliação
    Indicadores de desempenho
    Cooperação no trabalho em grupo
    Interesse e empenho nas leituras
    Instrumentos de avaliação
    Registos de observação


     

    Referencial (Área A): Literacia da leitura
    Atividade: Brincando com personagens
    Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
    Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
    Conhecimentos/Capacidades
    Lê e reconhece convenções gráficas (imagens, grafemas, símbolos).
    Descreve e representa acontecimentos sequencialmente
    Atitudes e valores
    É criativo e autónomo
    Interage e colabora em contexto de grupo
    Objetivos
    Aprender a ver e ouvir com atenção
    Descrição da atividade
    Desenvolvimento (em 3 momentos)
    1. Os alunos serão reunidos em círculo para ouvirem uma história, pedindo para ficarem atentos aos sentimentos das personagens e às ilustrações à medida que irá lendo
    2. Cada aluno dirá o que pensa sobre cada uma das personagens da história
    3. Serão convidados a dramatizarem, através de palavras, gestos e expressões faciais, como cada uma das personagens se sentia. Através deste convite à representação, os alunos terão a oportunidade de recordar, resumir e parafrasear o que viram e ouviram
    Recursos
    Conjunto de livros
    Duração
    45 a 50 minutos
    Avaliação
    Indicadores de desempenho
    Interesse e empenho nas leituras
    Cooperação no trabalho em grupo
    Instrumentos de avaliação
    Registos de observação



    Referencial (Área A): Literacia da leitura
    Atividade: O que aconteceu realmente
    Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
    Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
    Conhecimentos/Capacidades
    Lê e reconhece convenções gráficas (imagens, grafemas, símbolos)
    Conta e reconta, inventa e recreia histórias

    Atitudes e valores
    É criativo e autónomo
    Interage e colabora em contexto de grupo

    Objetivos 
    Ajudar os alunos a explorarem os significados da história e a relacioná-los com as suas próprias experiências
    Descrição da atividade
    Desenvolvimento (em 2 momentos)
    1. Antes de se começar a leitura, dever-se-á recomendar aos alunos que escutem com muita atenção a história, a fim de perceber se isso aconteceu realmente. A leitura deverá ser expressiva e acompanhada de ilustrações
    2. Pedir-se-á às crianças para contarem algum facto parecido que já tenha acontecido com elas
    Recursos
    Conjunto de livros
    Duração 
    45 a 50 minutos
    Avaliação
    Indicadores de desempenho
    Interesse e empenho nas leituras

    Cooperação no trabalho em grupo
    Instrumentos de avaliação
    Registos de observação