twitter
rss

À medida que as capacidades de leitura aumentam, a experiência com uma grande variedade de materiais desperta o interesse e motiva os alunos a lerem autonomamente, despertando-os para a sua envolvência no que lhes interessa.
Depois de ouvirem histórias, participarão em discussões, dramatizações e atividades com desenho, a fim de aprenderem a resumir e parafrasear o que viram e ouviram.
As atividades a desenvolver serão:
Jogo da localização
Navegar num livro digital – PNL
A minha opinião
Quero adivinhar
Leitura de histórias no tablet
Jogo em versos
Contos populares
Lê as nossas descobertas sobre...
Partilhar leituras
Localizar dicionários e enciclopédias


Referencial (Área A): Literacia da leitura
Atividade: Jogo da localização
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Interage e colabora em contexto de grupo
Respeita as regas e comportamentos estabelecidos
Atitudes e valores
Demonstra curiosidade
É criativo e autónomo
Objetivos
Desenvolver a capacidade de localizar a coleção da biblioteca
Conhecer o significado das etiquetas na lombada (cotas) que indicam onde os livros estão colocados nas estantes
Descrição da atividade
Desenvolvimento (em 2 momentos)
  1. Verificar-se-á o grau de conhecimento sobre a classificação dos livros e nas etiquetas que contêm uma cota relembrando o que é e para que serve
  2. Dividir-se-á a turma em três grupos e cada aluno do grupo receberá um marcador com uma cota correspondente a um livro da estante que terá que encontrar o livro correspondente. Ao tirar o livro da estante colocará no seu lugar o marcador para facilitar a recolocação do livro retirado. Na segunda ronda do jogo os alunos terão que recolocar os livros no respetivo lugar e retirar marcador anteriormente colocado

Recursos
Folheto, marcador com etiqueta para o jogo
Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Cooperação no trabalho em grupo
Interesse e empenho na atividade
Instrumentos de avaliação
Registos de observação



Referencial (Área B): Literacia dos média
Atividade: Navegar num livro digital PNL
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Utiliza as funcionalidades básicas de ferramentas digitais
Atitudes e valores
Demonstra curiosidade
Identifica as suas dificuldades

Objetivos
Desenvolver nos alunos a capacidade de interagir com documentos hipertextuais simples, introduzindo o significado de ícones e o uso de links para navegar no hipertexto
Descrição da atividade
Desenvolvimento (em 4 momentos)
  1. Apresentação aos alunos da história que irão ler, dando algumas informações sobre a personagem principal e chamando a atenção para a situação que irão observar
  2. Os alunos ligam os computadores, seguindo as instruções de um guião
  3. Utilizando a Biblioteca Digital, do Plano Nacional da Leitura, os alunos folheiam o livro e ouvem a história
  4. Os alunos fazem um resumo verbal da história

Recursos
Folheto com instruções
Biblioteca de livros digitais – PNL

Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Interesse e empenho nas leituras
Instrumentos de avaliação
Registos de observação


Referencial (Área A): Literacia da leitura
Atividade: A minha opinião
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Lê e reconhece convenções gráficas (imagens, grafemas, símbolos)
Verbaliza e representa graficamente o que compreendeu

Atitudes e valores
Demonstra curiosidade
É criativo e autónomo

Objetivos
Desenvolver as capacidades de leitura e de memória
Descrição da atividade
Desenvolvimento (em 3 momentos)

  1. Os alunos irão ser reunidos para ouvirem e verem uma história
  2. Seguir-se-á uma pequena conversa sobre a história e os comportamentos de algumas personagens, estimulando-as darem a sua opinião e a confrontar ideias
  3. Os alunos serão convidados a fazerem desenhos sobre a parte que mais gostaram da história, sendo estes expostos na biblioteca. Com esta atividade pretende-se que os alunos se concentrem no que viram e ouviram, a fim de compreender o conteúdo e interpretá-lo melhor


Recursos
Folha e lápis de cor
Conjunto de livros

Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Correção e criatividade nas produções realizadas
Instrumentos de avaliação
Registos de observação

Referencial (Área A): Literacia da leitura
Atividade: Quero adivinhar
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Lê e reconhece convenções gráficas (imagens, grafemas, símbolos)
Verbaliza e representa graficamente o que compreendeu

Atitudes e valores
Demonstra curiosidade
É criativo e autónomo

Objetivos
Encontrar uma resposta com base em enigmas verbais
Descrição da atividade
Desenvolvimento (em 1 momento)
“A Cremilde tinha um problema: chorava por tudo e por nada. Chorava porque sim e porque não. Mas a Cremilde tinha, ainda, outro problema: não conseguia soltar uma gargalhada”.
A sequencialidade do texto desta história, em articulação com uma ilustração cheia de cor, o corpo a um enigma e a um desafio, levando intencionalmente os pequenos leitores a refletir e decifrar: Afinal o que faria rir a Cremilde?

  1. Este será o mote para a leitura do livro “Perdida de riso”, de Graça Breia, para que a professora bibliotecária juntamente com os alunos criem ou recriem adivinhas que fazem parte da cultura popular, permitindo às crianças através do universo das palavras e dos significados uma compreensão mais ampla dos contextos. As adivinhas terão como resposta desenhos também elaborados pelos alunos. Para adivinhar é preciso pensar. A atividade terminará com uma exposição na biblioteca com as adivinhas criadas pelos alunos

Recursos
Folhas e lápis de carvão e lápis de cor
Livro “Perdida de riso”, de Graça Breia
Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Correção e criatividade nas produções realizadas
Instrumentos de avaliação
Registos de observação


Referencial (Área B): Literacia dos média
Atividade: Leitura de histórias no tablet
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora e com a família
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Utiliza as funcionalidades básicas de ferramentas digitais
Atitudes e valores
Demonstra curiosidade
Identifica as suas dificuldades
Objetivos
Desenvolver nos alunos a capacidade de interagir com documentos hipertextuais simples, introduzindo o significado de ícones e o uso de links para navegar no hipertexto, utilizando tablets
Descrição da atividade
Desenvolvimento (em 3 momentos)
  1. Serão dadas instruções de como navegar no tablet e pesquisar páginas com livros e histórias digitais
  2. Os tablets serão ligados, convidando os alunos a usá-los de acordo com as suas capacidades. Será dado um folheto com instruções, para que possam explorar o tablet; a professora bibliotecária e a docente da turma irão orientá-los no caminho a seguirem para navegar nos livros e histórias digitais
  3. Reúnem-se os alunos para conversarem sobre o que viram e partilhar a experiência. Será dado a cada aluno um folheto com instruções a seguir para puderam ver/ouvir a história de novo em casa com os seus pais

Recursos
Folheto com instruções
Conjunto de páginas com livros digitais
Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Interesse e empenho nas leituras
Instrumentos de avaliação
Registos de observação


Referencial (Área A): Literacia da leitura
Atividade: Jogo em versos
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Lê e reconhece convenções gráficas (imagens, grafemas, símbolos)
Atitudes e valores
É criativo e autónomo
Interage e colabora em contexto de grupo
Objetivos
Estimular os alunos a juntarem palavras, utilizando a sonoridade e a rima
Descrição da atividade
Desenvolvimento (em 3 momentos)
  1. Depois de reunidos os alunos com a professora bibliotecária e a docente da turma, lerão vários poemas rimados do livro “Poemas para Brincalhar”, de João Manuel Ribeiro
  2. Serão entregues aos grupos os poemas recortados em diversos versos e os alunos deverão reuni-los novamente para rimarem
  3. Cada grupo deverá apresentar os seus poemas refeitos e comparar-se-ão com os originais. Os poemas originais e os novos poemas farão uma exposição na biblioteca no Dia da Poesia
Recursos
Folhas, tesouras e colas
Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Interesse e empenho nas leituras
Cooperação no trabalho em grupo
Instrumentos de avaliação
Registos de observação



Referencial (Área A): Literacia da leitura
Atividade: Contos populares
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Conta e reconta, inventa e recria histórias
Atitudes e valores
É criativo e autónomo
Sabe escutar os outros
Objetivos
Desenvolver as capacidades de leitura
Descrição da atividade

Desenvolvimento (em 3 momentos)
  1. Os alunos reunir-se-ão em semicírculo para ouvirem um conto e deverão prestar atenção
  2. Explicar-se-á que a história que ouviram é um conto e que é típico de uma determinada localidade ou região. Divididos os alunos em grupos, será entregue a cada grupo, um conto para que um deles leia para o grupo
  3. Na parte final da atividade os grupos irão apresentar entre si o conto que leram
Recursos
Contos populares
Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Interesse e empenho nas leituras
Instrumentos de avaliação
Registos de observação



Referencial (Área A): Literacia dos média
Atividade: Lê as nossas descobertas sobre...
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Comunica e interage utilizando ferramentas digitais básicas

Conhece e participa na definição de regras que orientam comportamentos em relação aos média

Atitudes e valores
Interage e colabora em contexto de grupo
Respeita regras e comportamentos estabelecidos

Objetivos 
Possibilitar a leitura e a produção de textos informativos
Descrição da atividade
Desenvolvimento (em 3 momentos)

  1. Na biblioteca serão apresentados vários livros escritos pelo mesmo autor, apresentando as histórias de cada um deles
  2. Utilizando os tablets e seguindo um guião de pesquisa, os alunos pesquisarão a biografia do autor apresentado
  3. Utilizando um processador de texto, serão criados cartazes sobre o autor que conheceram, dinamizando uma exposição no final

Recursos
Guião de pesquisa
Tablets.
Duração 
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Cooperação no trabalho em grupo
Correção e criatividades nas produções realizadas
Instrumentos de avaliação
Registos de observação


Referencial (Área A): Literacia da leitura
Atividade: Partilhando leituras
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Observa e lê livros, por sua iniciativa ou sugestão de outros educadores, professores e família)
Atitudes e valores
Interage e colabora em contexto de grupo
Reconta e reconta, inventa e recria histórias
Objetivos
Partilhar a opinião sobre livros
Descrição da atividade
Desenvolvimento (em 2 momentos)
  1. Esta atividade será realizada quando os alunos já tiverem lido alguns livros e tenham alguma experiência na escolha dos mesmos. Reunidos, os alunos serão convidadas a partilhar as suas leituras e os livros que mais gostaram de ler
  2. Para terminar alguns poderão ler alguma história ou excerto que queiram aos seus colegas

Recursos
Conjunto de livros
Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Cooperação no trabalho em grupo
Interesse e empenho nas leituras
Instrumentos de avaliação
Registos de observação



Referencial (Área A): Literacia da leitura
Atividade: Localizar dicionários e enciclopédias
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Sabe manusear um livro
Atitudes e valores
Interage e colabora em contexto de grupo
Objetivos
Localizar dicionários
Familiarizar os alunos com a ordem alfabética
Localizar informação sobre um assunto

Descrição da atividade
Desenvolvimento (em 2 momentos)
  1. Começar-se-á por perguntar aos alunos se alguma vez consultaram um dicionário, se alguns já o fizeram, e deverá estimulá-los a falarem sobre as palavras que procuraram. Explicará de seguida que o dicionário deve ser usado para se obter informação sobre as palavras desconhecidas
  2. Reunir-se-ão grupos de 3 alunos e a cada grupo será dado um dicionário, indicando um conjunto de palavras para as quais devem encontrar significado. Demonstrar-se-á que a biblioteca é um bom lugar para descobrir informações sobre assuntos do seu interesse, pedindo de seguida aos alunos para referenciarem assuntos que gostariam de conhecer melhor. Os assuntos mencionados serão registados e a professora bibliotecária explicará que as enciclopédias são fontes adequadas para encontrar informação detalhada sobre os mesmos. Frisando que estes se encontram organizados alfabética, a bibliotecária incitará e orientando os alunos a consultarem as enciclopédias e retirarem a informação requerida

Recursos
Conjunto de dicionários e enciclopédias
Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Cooperação no trabalho em grupo
Interesse e empenho na atividade
Instrumentos de avaliação
Registos de observação