twitter
rss

Os alunos passam do uso quase exclusivo dos livros infantis e começam a explorar toda a coleção.
Aprendem a organizar os materiais, sem precisar conhecer em detalhes o sistema de classificação. Têm a oportunidade de reagir ao que vêem e ouvem, através da combinação de produção de textos e desenho.

As atividades a desenvolver serão:
Procura no catálogo
Com a cara do personagem
Elaborar biografias
Que parte?
Vistos de costas
Pesquisa na Internet

Deslinda a informação
Leitura de histórias no tablet
Brinca a ser autor
Consultar o dicionário em papel e online.




Referência (Área B): Literacia dos média
Atividade: Procura no catálogo
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Utiliza as funcionalidades básicas de ferramentas digitais.
Atitudes e valores
Demonstra curiosidade
Identifica as suas dificuldades
Objetivos:
Pesquisar no catálogo informático da Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão (RBSCD)
Descrição da atividade:
Desenvolvimento (em 2 momentos)
  1. Inicialmente deverá ser recordado que existem classes nos livros e que cada um tem na sua lombada uma etiqueta com uma cota que indica o lugar onde ele pertence; aqui deverá ser detalhado o conteúdo da lombada, relacionando-o com a estante onde se encontra
  2. Demonstrar-se-á como funciona o catálogo informático da Biblioteca (catálogo da Rede de Biblioteca de Santa Comba Dão) e os alunos serão convidados a procurarem alguns livros que existem no catálogo, na biblioteca, seja por autor, título ou assunto. Para terminar a atividade será dado a cada aluno o guia do utilizador da biblioteca e o folheto para aprender a pesquisar no catálogo
Recursos:
Guia do utilizador
Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Cooperação no trabalho em grupo
Correção nas respostas apresentadas
Instrumentos de avaliação
Registos de observação



Referência (Área A): Literacia da Leitura
Atividade: Com a cara do personagem
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Escolhe livros/leituras de acordo com os seus gostos e interesses
Conta e reconta, inventa e recria histórias

Atitudes e valores
Manifesta atitudes de solidariedade
É criativo e autónomo
Objetivos:
Concentrar no que viram e ouviram
Estimular uma atitude positiva, responsável, solidária e participativa
Descrição da atividade:
Desenvolvimento (em 2 momentos)
  1. Os alunos escutarão a história do livro “O velho a preto e branco na Aldeia das cores” de Pedro Bessa e ser-lhes-á pedido para ficarem atentas aos sentimentos dos personagens e às ilustrações à medida que se vai lendo. No fim cada aluno dirá o que pensa sobre cada uma das personagens da história e o que sentia
  2. Serão convidados a dramatizarem, através de palavras, gestos e expressões faciais, como cada um dos personagens se sentia. Através deste convite à representação os alunos terão a oportunidade de recordar, resumir e parafrasear o que viram e ouviram. Com este jogo, pretende-se que os alunos antecipem o conteúdo do livro, libertando o seu imaginário e, simultaneamente, agucem a sua curiosidade em comparar o que imaginam ser o conteúdo do livro e a verdadeira história (apresentada pelo professor). Com a leitura e exploração desta história também se pretende promover a aprendizagem de valores essenciais e termos de educação para a cidadania. A diferença e o preconceito são o mote para uma história singular e plena de significado
Recursos:
Livro “O velho a preto e branco na Aldeia das cores” de Pedro Bessa
Duração
45 a 50 minutos.
Avaliação
Indicadores de desempenho
Cooperação no trabalho em grupo
Instrumentos de avaliação
Registos de observação

Referência (Área A): Literacia da Leitura
Atividade: Elaborar biografias
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Verbaliza e representa graficamente o que compreendeu
Atitudes e valores
Interage e colabora em contexto de grupo
É criativo e autónomo
Objetivos:
Construir uma biografia
Compreender a organização das biografias na coleção
Descrição da atividade:
Desenvolvimento (em 1 momento)
  1. Como os alunos ao longo do seu percurso escolar necessitam de elaborar biografias científicas ou de carácter literário, irão ser dados a conhecer, nesta atividade, os passos necessários para a sua construção. Os alunos redigirão a biografia de um colega conforme a norma. Os trabalhos finais serão expostos na biblioteca
Recursos:
Folheto “Como construir uma biografia”
Proposta de uma biografa
Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Cooperação no trabalho em grupo
Instrumentos de avaliação
Registos de observação


Referência (Área A): Literacia da Leitura
Atividade: Que parte?
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Verbaliza e representa graficamente o que compreendeu
Atitudes e valores
Interage e colabora em contexto de grupo
É criativo e autónomo
Objetivos:
Ampliar os conhecimentos sobre os elementos do livro
Descrição da atividade:
Desenvolvimento (em 2 momentos)
  1. Explicar-se-á o significado dos elementos do livro (capa, lombada, folha de rosto, bibliografia) e as informações nelas incluídas (título, autor, ilustrador, editora, local e data de publicação). Antes da leitura de um livro serão apresentados estes elementos.
  2. Os alunos serão divididos em 3 grupos de trabalho e convidados a irem até às estantes, examinarem alguns livros e anotarem o que encontraram de igual ou diferente do que foi apresentado
Recursos:
Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Cooperação no trabalho em grupo
Instrumentos de avaliação
Registos de observação


Referência (Área A): Literacia da Leitura
Atividade: Vistos de costas
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Verbaliza e representa graficamente o que compreendeu
Atitudes e valores
Interage e colabora em contexto de grupo
É criativo e autónomo
Objetivos:
Conhecer vários géneros e livros
Elaborar um resumo
Descrição da atividade:
Desenvolvimento (em 2 momentos)
  1. Apresentação aos alunos os vários géneros de livros que existem na biblioteca, desde livros de aventuras, romances, literatura fantástica, livros policiais ou mesmo documentários.
  2. Apresentar-lhes-á a seguinte situação: “Cinco livros esperam novos leit0res a quem dar novas emoções”. Neste contexto, a professora bibliotecária pedirá aos alunos para se agruparem e dará a cada grupo uma contracapa para elaborarem um texto curto sobre a história presente no livro. Este texto não deve contar a história, mas deve despertar a curiosidade do leitor, pois são essas poucas linhas que, frequentemente, decidem os leitores na escolha de uma obra em vez de outra.

Recursos:
Contra capas do livros
Computadores
Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Cooperação no trabalho em grupo
Instrumentos de avaliação
Registos de observação

Referência (Área B): Literacia dos média
Atividade: Pesquisa na Internet
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Utiliza as funcionalidades básicas de ferramentas digitais
Atitudes e valores
Demonstra curiosidade
Identifica as suas dificuldades
Objetivos:
Identificar e usar links (hiperligações)
Descrição da atividade:
Desenvolvimento (em 4 momentos)
  1. Primeiramente a professora bibliotecária perguntará se já usaram a Internet, como e para quê, deverá esclarecer que a Internet é uma grande biblioteca, mas não uma biblioteca formada por livros, mas por sites, e que estes são formados por páginas. 
  2. Explicará que para ir de uma página para outra é necessário identificar e clicar nos links (que podem ser reconhecidos por certas características – palavras ou expressões com cor diferente), mostrando alguns ícones tradicionais como avançar, recuar, início. Para navegar na internet os alunos deverão sempre ter em atenção e cumprir sempre regras de segurança
  3. Para colocar em prática o informação recebida os alunos pesquisarão na internet a origem do chocolate. 
  4. Os alunos serão convidados a confecionar o Bolo de chocolate na caneta (utilizando o micro-ondas) e levando a receita para casa. Resta desejar a esta atividade “Bom apetite”

Recursos:
Folheto “Regras de segurança para navegar na Internet”
Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Cooperação no trabalho em grupo
Instrumentos de avaliação
Registos de observação


Referência (Área A): Literacia da leitura
Atividade: Deslinda a informação
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Descreve e representa acontecimentos sequencialmente
Atitudes e valores
Interage e colabora em contexto de grupo
Identifica as suas dificuldades
Objetivos:
Compreender um índice
Compreender um sumário
Descrição da atividade:
Desenvolvimento (em 4 momentos) 

  1. Nesta atividade apresentar-se-á a importância que um índice tem para os livros e como deve ser usado para pesquisa de informação.
  2. Formar-se-ão duplas de alunos para trabalharem, dando a cada um livro com um índice. Estes terão que descrever o que fariam se tivessem que encontrar informação sobre um assunto e a biblioteca não tivesse o livro inteiro, só o índice e um sumário.
  3. Deverá ser esclarecido que o sumário apresenta os capítulos e partes do livro na ordem em que aparecem no livro, ao passo que o índice lista, em ordem alfabética, os vários assuntos do livro e as páginas nas quais eles são encontrados. Geralmente o sumário está no início e o índice no final do livro
  4. Cada dupla deverá escrever sobre o assunto do livro recorrendo apenas ao índice. Por último, dever-se-á ensinar os alunos a pesquisar informação em outras fontes (revistas, jornais, cd, etc.)
Recursos:
Folheto “Procura informação”
Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Cooperação no trabalho em grupo
Correção nas respostas apresentadas
Instrumentos de avaliação
Registos de observação


Referencial (Área B): Literacia dos média
Atividade: Leitura de histórias no tablet
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora e com a família
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Utiliza as funcionalidades básicas de ferramentas digitais
Atitudes e valores
Demonstra curiosidade
Identifica as suas dificuldades
Objetivos
Desenvolver nos alunos a capacidade de interagir com documentos hipertextuais simples, introduzindo o significado de ícones e o uso de links para navegar no hipertexto, utilizando tablets
Descrição da atividade
Desenvolvimento (em 3 momentos)
  1. Serão dadas instruções de como navegar no tablet e pesquisar páginas com livros e histórias digitais
  2. Os tablets serão ligados, convidando os alunos a usá-los de acordo com as suas capacidades. Será dado um folheto com instruções, para que possam explorar o tablet; a professora bibliotecária e a docente da turma irão orientá-los no caminho a seguirem para navegar nos livros e histórias digitais
  3. Reúnem-se os alunos para conversarem sobre o que viram e partilhar a experiência. Será dado a cada aluno um folheto com instruções a seguir para puderam ver/ouvir a história de novo em casa com os seus pais
Recursos
Folheto com instruções
Conjunto de páginas com livros digitais
Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Interesse e empenho nas leituras
Instrumentos de avaliação
Registos de observação

Referência (Área C): Literacia da Informação
Atividade: Brinca de ser autor
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Enuncia os conhecimentos que já tem sobre o tema e coloca questões.
Reconhece que deve utilizar as suas próprias palavras. Transcreve, parafraseia, resume pequenos textos e elabora bibliografias simplificadas
Atitudes e valores
Mostra resiliência na procura da informação
Objetivos:
Desafiar a curiosidade, a destreza e o engenho
Descrição da atividade:
Desenvolvimento (em 4 momentos)
  1. Esta atividade terá início com a distribuição dos alunos por grupos sendo-lhes fornecida a capa de um livro
  2. Os alunos serão convidados a produzir uma história que, supostamente, encaixe bem no livro apresentado
  3. O porta-voz do grupo apresentará a história criada. Com este jogo, pretende-se que os alunos antecipem o conteúdo do livro, libertando o seu imaginário e, simultaneamente, agucem a sua curiosidade em comparar o que imaginam ser o conteúdo do livro e a verdadeira história (apresentada pelo professor)
  4. Estas histórias serão colocadas num livro digital e apresentadas no blogue da biblioteca
Recursos:
Tablets
Conjunto de livros
Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Cooperação no trabalho em grupo
Instrumentos de avaliação
Registos de observação



Referência (Área A): Literacia da Leitura
Atividade: Consultar dicionários em papel e online
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Verbaliza e representa graficamente o que compreendeu
Atitudes e valores
Interage e colabora em contexto de grupo
É criativo e autónomo
Objetivos:
Familiarizar os alunos com as informações contidas nos verbetes dos dicionários

Descrição da atividade:
Desenvolvimento (em 2 momentos)
  1. Será distribuído um panfleto com regras, para uma correta consulta do Dicionário, explicando-se cada um dos passos a seguir
  2. Os alunos, através de vários exemplos, irão exercitar a consulta através da ficha “Vamos Consultar o Dicionário”
Recursos:
Folheto “ Como consultar um dicionário
Ficha de trabalho
Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Cooperação no trabalho em grupo
Instrumentos de avaliação
Registos de observação