twitter
rss


Os alunos desenvolvem a capacidade de encontrar e usar materiais autonomamente.
Aplicam competências de comunicação através da leitura, escuta, fala e escrita para aprender.
Começam a usar a biblioteca para pesquisar e produzir textos sobre assuntos de conteúdos curriculares.

As atividades a desenvolver serão:
Procura por autor, título e assunto
Crítica literária
Internet segura

Leitura de histórias no tablet
Jogo de pesquisa
E-Leitura Interpretativa
Citando o autor
Criar histórias
Como elaborar um trabalho
Scratch




Referência (Área B): Literacia dos média
Atividade: Procura no catálogo
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Utiliza as funcionalidades básicas de ferramentas digitais
Atitudes e valores
Demonstra curiosidade
Identifica as suas dificuldades
Objetivos:
Pesquisar no catálogo informático da Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão (RBSCD)
Descrição da atividade:
Desenvolvimento (em 3 momentos)
  1. Será relembrado aos alunos como pesquisar no catálogo informático da Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão, localizando materiais por autor, título e assunto 
  2. Formar-se-ão pares para pesquisarem 3 livros diferentes, cada um deles utilizará as três formas (autor, título, assunto). Será chamada a atenção para a disposição dos dados apresentados nos livros
  3. Para terminar a atividade será dado a cada aluno o guia do utilizador da biblioteca e o folheto para aprender a pesquisar no catálogo
Recursos:
Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Cooperação no trabalho em grupo
Correção nas respostas apresentadas
Instrumentos de avaliação
Registos de observação



Referência (Área A): Literacia da leitura
Atividade: Crítica literária
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Descreve e representa acontecimentos sequencialmente
Atitudes e valores
Interage e colabora em contexto de grupo
Identifica as suas dificuldades
Objetivos:
Elaborar um resumo
Construir uma crítica literária

Descrição da atividade:
Desenvolvimento (em 4 momentos) 

  1. Para o desenrolar desta atividade a professora bibliotecária irá ler o livro “A Avó come muito queijo é o que é!”, de Manuela Leite
  2. Seguir-se-á uma pequena conversa com os alunos acerca do conteúdo deste livro, chamando a atenção para as emoções que se apresentam na história
  3. Em conjunto com o professor titular da turma relembrar-se-á aos alunos como se elabora um resumo, solicitando-lhes que façam um para esta história
  4. Explicar-se-á como se elabora uma crítica literária e convidar-se-ão os alunos a escrever uma crítica literária digna da rubrica “livros” de uma revista importante

Recursos:
Livro “A Avó come muito queijo é o que é!”, de Manuela Leite
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Cooperação no trabalho em grupo
Correção nas respostas apresentadas
Instrumentos de avaliação
Registos de observação



Referência (Área B): Literacia dos média
Atividade: Internet segura
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Utiliza as funcionalidades básicas de ferramentas digitais
Atitudes e valores
Demonstra curiosidade
Identifica as suas dificuldades
Objetivos:
Promover a navegação segura
Descrição da atividade:
Desenvolvimento (em 2 momentos)
  1. Deverão ser apresentadas aos alunos as regras da utilização do computador, uma vez que a utilização destes implica, pelo material utilizado, a necessidade de adotar regras e procedimentos que possibilitem prosseguir de forma autónoma o enriquecimento dos seus conhecimentos no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação
  2. Serão fornecidos folhetos para navegar em segurança na Internet à procura de informação. Após a sua análise, conjuntamente será distribuída uma ficha e uma lista com endereços apelativos para que os alunos possam aplicar os novos conhecimentos

Recursos:
Folheto “Guião do utilizador da Internet
Folheto “Etiqueta na Internet

Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Cooperação no trabalho em grupo
Correção nas respostas apresentadas
Instrumentos de avaliação
Registos de observação



Referencial (Área B): Literacia dos média
Atividade: Leitura de histórias no tablet
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a educadora e com a família
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Utiliza as funcionalidades básicas de ferramentas digitais
Atitudes e valores
Demonstra curiosidade
Identifica as suas dificuldades
Objetivos
Desenvolver nos alunos a capacidade de interagir com documentos hipertextuais simples, introduzindo o significado de ícones e o uso de links para navegar no hipertexto, utilizando tablets
Descrição da atividade
Desenvolvimento (em 3 momentos)
  1. Serão dadas instruções de como navegar no tablet e pesquisar páginas com livros e histórias digitais
  2. Os tablets serão ligados, convidando os alunos a usá-los de acordo com as suas capacidades. Será dado um folheto com instruções, para que possam explorar o tablet; a professora bibliotecária e a docente da turma irão orientá-los no caminho a seguirem para navegar nos livros e histórias digitais
  3. Reúnem-se os alunos para conversarem sobre o que viram e partilhar a experiência. Será dado a cada aluno um folheto com instruções a seguir para puderam ver/ouvir a história de novo em casa com os seus pais
Recursos
Folheto com instruções
Conjunto de páginas com livros digitais
Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Interesse e empenho nas leituras
Instrumentos de avaliação
Registos de observação




Referência (Área B): Literacia dos média
Atividade: Jogo de pesquisa 
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Utiliza as funcionalidades básicas de ferramentas digitais
Atitudes e valores
Demonstra curiosidade
Objetivos:
Pesquisar corretamente na Internet
Descrição da atividade:
Desenvolvimento (em 3 momentos) 
  1. No contexto aula, o professor elabora um conjunto de questões interessantes, relacionadas com as diferentes áreas do currículo, que exigem ao aluno pesquisa para encontrar
  2. Na biblioteca, depois de lerem as questões, os alunos pesquisam na Internet, no sentido de obter uma resposta para cada questão. Para isso é-lhes dado um tempo limite
  3. Elaboram um documento com as questões e respetivas respostas, não esquecendo de indicar as fontes das respostas (seguem o guião Como elaborar referências bibliográficas)
Recursos:
Conjunto de questões sobre um determinado tema
Folheto “Como elaborar referências bibliográficas

Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Cooperação no trabalho em grupo
Correção nas respostas apresentadas
Instrumentos de avaliação
Registos de observação




Referência (Área B): Literacia dos média
Atividade: E-Leitura Interpretativa
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Utiliza as funcionalidades básicas de ferramentas digitais
Atitudes e valores
Demonstra curiosidade
Objetivos:
Fomentar o envolvimento dos alunos com a literatura
Treinar para a leitura e interpretações expressivas
Descrição da atividade:
Desenvolvimento (em 3 momentos) 
  1. Em colaboração com o professor será criado no blogue do projeto um conjunto de sites com livros e histórias digitais adequados ao nível dos alunos em questão
  2. Os alunos serão dispostos em grupos de dois, explorando numa primeira fase o livro/história que vai ser trabalhada
  3. Interpretação do texto, respondendo a um conjunto de questões dado num guião de leitura
Recursos:
Conjunto de sites com livros e histórias digitais
História "A Maior flor do mundo", José Saramago
Video "A Maior Flor do Mundo"
Juntando as peças no puzzle
Guião de Leitura
Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Cooperação no trabalho em grupo
Correção nas respostas apresentadas
Instrumentos de avaliação
Registos de observação




Referência (Área A): Literacia da leitura
Atividade: Citando o autor
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Descreve e representa acontecimentos sequencialmente
Atitudes e valores
Interage e colabora em contexto de grupo
Identifica as suas dificuldades
Objetivos:
Redigir uma bibliografia de acordo com as normas metodológicas
Descrição da atividade:
Desenvolvimento (em 3 momentos)
  1. Pedir-se-á aos alunos para imaginarem que são inventores de um novo carro que utiliza combustível muito barato. Deverão proteger a sua ideia, para que mais ninguém possa usá-la, discutindo brevemente o conceito de patente
  2. Serão convidados a imaginar que são autores e que escreveram um livro, pensando quais os passos a dar para mais ninguém copiar o livro. Aqui será chamada a atenção para o plágio e suas consequências. Explicar-se-á que quando se usam trechos ou ideias de um autor deve citar-se a fonte, usando preferencialmente as palavras exatas do autor entre aspas
  3. Os alunos serão convidados a fazerem bibliografias seguindo as regras apresentadas
Recursos:
Folheto
Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Cooperação no trabalho em grupo
Instrumentos de avaliação
Registos de observação





Referência (Área A): Literacia da leitura
Atividade: Cria histórias
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Descreve e representa acontecimentos sequencialmente
Atitudes e valores
Interage e colabora em contexto de grupo
É criativo e autónomo
Objetivos:
Redigir uma história/conto
Descrição da atividade:
Desenvolvimento (em 4 momentos) 
  1. Apresentação de um conjunto de figuras de contos
  2. Solicitação aos alunos para a criação de histórias baseadas nessas figuras
  3. Escrita das histórias em formato digital para posterior criação de um livro digital
  4. Leitura aos alunos do Pré-Escolar das histórias criadas, desenvolvendo assim uma interação entre os dois ciclos de ensino
Recursos:
Folhas e lápis
Computadores
Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Cooperação no trabalho em grupo
Instrumentos de avaliação
Registos de observação




Referência (Área C): Literacia da Informação
Atividade: Como elaborar um trabalho
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Explora uma variedade de termos de pesquisa par obter informação mais específica
Seleciona a informação, reconhecendo a diferença entre fontes de informação primárias e secundárias
Atitudes e valores
Mostra resiliência na procura de informação
Respeita os direitos de autor
Demonstra iniciativa e criatividade na resolução de problemas
Objetivos:
Conhecer os passos para elaborar o trabalho
Descrição da atividade:
Desenvolvimento (em 2 momentos)
  1. Para tornar o aluno autónomo na realização do trabalho de pesquisa, será proposto um percurso que lhe permita recolher diversos materiais, manusear diretamente os dados pesquisados, organizando-os e sintetizando a informação
  2. Com um conjunto de guiões, os alunos irão elaborar um trabalho seguindo as etapas:
      1ªetapa – Planificar a atividade com o professor
      2ªetapa – Regras para elaborar um trabalho, seguida da sua estrutura
      3ªetapa - Construir o trabalho
     4ªetapa - Apresentar os trabalhos com a respetiva avaliação
Recursos:
Folhetos
Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Cooperação no trabalho em grupo
Instrumentos de avaliação
Registos de observação





Referência (Área B): Literacia dos média
Atividade: Scratch
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a professora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Utiliza as funcionalidades básicas de ferramentas digitais
Atitudes e valores
Demonstra curiosidade
Objetivos:
Aprender a pensar logicamente e abordar a resolução de problemas metodicamente
Descrição da atividade:
Desenvolvimento (em 2 momentos) 
  1. Os alunos do 4ºano irão jogar pequenos jogos criados pelos alunos do secundário, na disciplina Aplicações Informáticas B (na atividade Oficin@ Criativ@ - Produção de material didático em formato digital para os alunos do 1º Ciclo, pelos alunos do ensino secundário, sob a coordenação do professor de Informática e a professora bibliotecária)
  2. Os alunos do ensino secundário ensinarão os mais novos a programarem no scratch. No final os alunos levarão um resumo para aprender a programar em scratch. Os jogos criados encontram-se no site http://alunosnet.pt.vu/, e em http://scratch.mit.edu/users/alunos_net
Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Cooperação no trabalho em grupo
Instrumentos de avaliação
Registos de observação